Segurança e produtividade em BYOD

Estamos em um avanço diário, as empresas buscam por inovação e praticidade, fazendo com que nossa vida profissional e pessoal esteja cada vez mais interligada, crescendo a cada dia, descobrimos meios para que essa interação seja intensificada.

Muitas empresas adotaram esse conceito para vida de seus funcionários, e é dessa tendência que iremos falar hoje, conhecida como BYOD – (Bring Our Own Device), permite que os funcionários utilizem seu próprio aparelho – smartphones, laptops e tablets – no trabalho e fora dele.

Não é de hoje que o BYOD vem crescendo, um recurso que apoia seus funcionários a realizar suas funções, com seu dispositivo, em horários flexíveis, dando autonomia e segurança para que executem seu trabalho.

Continue essa leitura que iremos te contar o que é BYOD e como manter a segurança das informações.

O que é BYOD?

Se popularizando em 2010, o BYOD, incentivando o funcionário a trabalhar com seu aparelho pessoal, relacionando seus assuntos corporativos. Essa mobilidade, fez com que muitas corporações se adequassem a esse método em seu dia a dia integrando a rede corporativa ao dispositivo móvel.

Um estudo divulgado pela Robert Half, aponta que 75% dos executivos brasileiros acreditam conceder mais autonomia aos colaboradores, seja na flexibilidade de horário ou por um trabalho remoto, obtendo bons resultados na satisfação com a empresa.

Comprovando uma melhora no ambiente corporativo e na produtividade dos funcionários, cria-se uma particularidade, eles se sentem mais confortáveis quando executa suas funções com aparelhos que eles mesmos optaram e tiveram a liberdade de personalizar conforme suas preferências.

Objetivo com BYOD além de beneficiar os colaboradores, é trazer redução de custo para a empresa, reduzindo gastos de manutenção com máquinas, economizando em aquisição de novos equipamentos para escritório, e em gestão de TI.

Mas isso não isenta o gasto, em muitos casos os funcionários não possuem um dispositivo adequado para trabalho, sendo necessário a compra de um novo aparelho, com investimento inicial que obterá retorno a longo prazo, mas economizando em outros setores.

BYOD e segurança

Como manter a segurança em meio aos riscos que um dispositivo pode obter, desafio para todas as empresas que implantam o BYOD, manter a segurança de dados e informações é algo que vai além da confiabilidade, sendo necessário políticas de segurança e métodos para que sua empresa se previna de qualquer dano.

Não é de hoje que o pessoal de TI busca uma solução e vem se aprimorando conforme os anos, esse desafio teve início em 2012 quando ocorreu o primeiro vazamento de informações. E desde então a segurança é reforçada e levada a sério quando se trata de BYOD.

Por mais que o dispositivo seja da empresa, o funcionário necessita tomar conta dos dados corporativos que foram disponibilizados pela empresa, mesmo sendo de uso pessoal, é responsabilidade do colaborador ter cuidado com o aparelho.

Esses cuidados são necessários considerando todos os riscos que ele possa obter, desde conectar-se à uma rede wifi desconhecida, até acessar uma impressora compartilhada, alguns detalhes que o funcionário tem que estar sempre ligado.

Iniciando esse desafio a partir do momento que o funcionário tem a liberdade para transportar dados internos, correndo risco de perdê-los. Fazendo com que muitas empresas possuem políticas de segurança, o que é essencial, disponibilizar treinamentos eficientes e dar diretrizes que auxiliam na redução dos problemas.

Cada empresa estabelece sua política conforme seu quadro de segurança, determinando os principais critérios para uso do dispositivo, elaborada pela área de TI, gestão de riscos, gestão de pessoas e parte jurídica levando em conta alguns processos trabalhistas.

A implantação dessa política, inclui a elaboração de um programa cuidando da proteção da empresa, gerenciando recursos para ter acesso aos funcionários, sendo possível identificar quem está se conectando à rede, e por qual dispositivo, configurar os limites e recursos da rede.

Para isso o funcionário necessita de capacitação, oferecendo treinamentos adequados conforme o aprimoramento do programa, sabendo controlar os dados e utilização de seu dispositivo.

Beneficie sua empresa e seus funcionários com BYOD, gerando produtividade para sua equipe, implante uma segurança bem desenvolvida e com boas políticas de uso.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!