Melhores práticas para segurança de banco de dados

Já pensou um mundo sem banco de dados? Não conseguir buscar informações, ou guardá-las?

Imagine que difícil seria não poder puxar o extrato do seu cartão de crédito, nem enviar um e-mail, muito menos cadastrar seus clientes. Por isso um banco de dados é tão importante!

Não será possível dimensionar como resultaria essa ausência, hoje em meio tanta tecnologia, acaba sendo presente em nossa rotina, estando em todos os meios digitais.

O banco de dados está ligado as informações, simplificando muitos processos de forma digital. Continue lendo esse artigo que iremos mostrar, o que é banco de dados e práticas para segurança de bancos de dados!

Banco de dados

Dando origem em papel, os dados eram guardados por fichas preenchidas manualmente, armazenadas em armários e sua busca era feita de forma manual.

Mudando esse conceito arcaico pela década de 50, substituindo papel por arquivos digitais. Disponibilizou o armazenamento de informações em grande massa, por meio de computadores e internet.

Surgindo o banco de dados, que consiste em guardar informações de forma organizada para que sejam encontradas com rapidez e eficiência, basicamente uma coleção de dados interligados que abastece resultados de pesquisas.

Para que isso funcione, foi criado o SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados, um software que opera as informações fazendo com que sejam armazenados, atualizados, protegidos, acrescentados, excluídos. Utilizando diversos meios de linguagem, dentre a mais conhecida que é o SQL – Structured Query Language.

Trazendo crescimento para empresa, o gerenciamento de banco de dados em uma organização atende as exigências do consumidor, simplificando e automatizando processos, com respostas mais rápidas e assertivas.

Segurança de dados

Devida quantidade de dados que uma organização coleta, preservar pela segurança é essencial, prevenindo de invasão no sistema, evitando qualquer prejuízo, é necessário que seu servidor esteja seguro, para que não ocorra nenhum dano a sua empresa.

Em meio tanta vulnerabilidade estamos expostos a esses ataques, que você possa aplicar na sua empresa mantendo seu servidor seguro. A seguir preparamos práticas para segurança de banco de dados.

Separe seu banco de dados

A segurança de um sistema SGBD está atrelada a todas seguranças relacionada aquela base de dados, principalmente no ambiente que ele está inserido. Tenha um servidor de banco de dados separado do servidor da web, mantendo o banco de dados em uma máquina distinta das máquinas que executam servidores da web e aplicativos.

Ao instalar um software da web, facilita que esse banco de dados seja criado no mesmo servidor em que o próprio aplicativo está sendo executado, permitindo o acesso de dados e facilitando que sua rede fique mais vulnerável a invasões.

Firewalls

Auxiliando na segurança, os Firewalls fazem com que seu banco de dados seja protegido contra ameaças negando o acesso, pois sua função é monitorar o trafego da sua rede, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos.

Sua conexão com banco de dados pode ser configurada para negar tráfegos recebidos usando um firewall, negando o acesso direto e permitindo apenas aplicativos autorizados, verifique seu sistema para garantir que os Firewalls estejam ativados e mantenha seu banco de dados seguro.

Criptografado

Mais uma forma de proteger seu banco de dados contra qualquer tipo de ameaça, a criptografia codifica mensagens para assegurar a integridade da informação de sua base de dados.

Podendo automatizar esse sistema, no processo de inclusão da informação ao seu banco de dados, é ideal que eles sejam criptografados. Sendo possível administrar o sistema de maneira regular, é importante garantir segura as chaves de descriptografar, e que seu armazenamento seja feito de forma separada.

Faça Backup

Outra prática recomendada para sua segurança, é criar backup na nuvem de seus arquivos importantes, protegendo o gerenciamento de banco de dados. Mantenha seus dados brutos ou versão criptografadas no servidor de banco de dados.

Se prevenindo não somente a invasões, mas calculando qualquer imprevisto, você estará seguro desta forma sabendo que todos seus arquivos podem ser recuperados.

Gerenciar seu banco de dados

Dentre tantos meios para se manter seguro, é importante que você possua o menor número de pessoas que tenham acesso ao seu banco de dados, permitindo apenas pessoas responsável pela administração dos dados, potencializando sua segurança de modo que haja mais sigilo.

Além disso, existem procedimentos para garantir sua segurança como: senhas fortes com alta intensidade, se programar bloqueando o acesso após três tentativas de login, e aplicar procedimentos que desative suas contas quando a equipe sair ou realizar diferentes funções.

Quer saber mais sobre? Podemos te ajudar! Entre em contato conosco!