Enterprise Mobility Management: negócio do futuro

Somos desafiados diariamente com novas ferramentas no mercado, recursos que buscam mobilidade, segurança e inovação no meio corporativo. Pensando no que poderia ocorrer se esses recursos não fossem desenvolvidos, e claramente enfrentaríamos mais dificuldades.

Essas ferramentas são criadas de acordo com a necessidade de cada empresa e vêm sendo desenvolvidos conforme as falhas aparecem, como os aplicativos em dispositivos móveis que auxiliam a área de TI buscando soluções com a tecnologia.

Se integrando por meio do BYOD (Bring Your Own Device), que permite o funcionário a desenvolver suas funções por meio do dispositivo móvel, dando liberdade que seu trabalho seja executado por aplicativos da empresa, e com a segurança necessária.

As ferramentas são desenvolvidas com dados e informações da empresa, esse gerenciamento de mobilidade nas corporações necessita de segurança, e é justamente desse gerenciamento que queremos te falar.

Enterprise Mobility Management

E o futuro na mobilidade corporativa está presente no mundo dos negócios, nos trazendo novidade e ampliando para que possamos nos adaptar a essa revolução móvel.

Conhecido também como EMM, o gerenciamento a mobilidade empresarial são sistemas que cuidam da segurança móvel. Fornecendo essa segurança aos dispositivos, configurando os serviços e conteúdo, de modo que assegure sua empresa.

A mobilidade corporativa como o EMM, vem ganhando força e crescendo nas empresas, desenvolvendo novas demandas de gerenciamento e disponibilizando aos funcionários acesso aos conteúdos e sistemas, simplificando a vida do colaborador e seu dia a dia.

O EMM desenvolve soluções que percorre as empresas trazendo a inovação em tecnologia móvel, potencializando os negócios. Essas soluções são desenvolvidas por recursos específicos que gerenciam aplicações e conteúdo nos dispositivos da corporação.

EMM e seus componentes

A implantação do gerenciamento de mobilidade empresarial traz seus componentes que fazem essa segurança funcionar dentro do EMM cada um com seu papel específico, tais como: MDM (Mobile Device Management) bloqueia os dispositivos móveis, o MCM (Mobile Content Management) gerencia dados de um dispositivo móvel, e o MAM (Mobile Application Management) que cuida dos aplicativos dentro de uma política de uso.

MDM – Mobile Device Management

Desenvolvido por um departamento de TI o Gerenciamento de dispositivos móveis como o próprio nome diz cuida da gestão dos aplicativos desenvolvidos no dispositivo móvel.

Por perda ou algum motivo que possa interferir na segurança da empresa o MDM bloqueia para que os dados e informações não corram perigo, outro meio de se proteger é criptografar os dados e senhas garantido a proteção da corporação.

Esse bloqueio faz com o usuário não tenha acesso ao dispositivo, somente a área de TI autorizada a implantar, gerenciar, bloquear, configurar, proteger e dar suporte aos usuários.

MCM – Mobile Content Management

O MCM gerência conteúdo móvel como um recurso de segurança ele protege especificamente informações e dados mantendo o controle sobre perdas de dados e na liberação dos conteúdos de uma empresa.

Ambos componentes são formas de se proteger de qualquer invasão, cada um com sua característica já que o MDM cuida do dispositivo o MCM protege as informações.

MAM – Mobile Application Management

E para concluir não poderia faltar um responsável por gerenciar os aplicativos dos dispositivos móveis.

Trabalhando em união com o MDM, MCM, o MAM gera relatórios analíticos auxiliando os gerenciadores dos aplicativos a compreender seus recursos.

Com novos modelos de negócios, esses auxiliam as corporações a se adaptarem a esse meio não sendo algo insuperável mas formas de investimentos que trarão retorno para sua empresa.

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco e fale com um especialista da 1Tech Soluções.