Conheça os benefícios que a infraestrutura hiperconvergente pode oferecer para os negócios

Mais de 45% das empresas de todo o mundo já começaram a implantar infraestruturas hiperconvergentes (HCI) em suas rotinas, demonstrando a importância dessa tecnologia para os negócios.  Com essa adesão representativa, o que todas essas organizações têm em comum? O objetivo de melhorar o gerenciamento das suas infraestruturas de TI, racionalizando seus investimentos e ganhando em agilidade nos seus negócios.

A hiperconvergência já é considerada uma decisão imprescindível para os departamentos de TI de diversas empresas, dos mais variados portes.  Neste artigo, você vai conhecer os benefícios oferecidos por essa tecnologia e compreender porque a HCI é uma tendência que está em alta. Acompanhe.

O que é infraestrutura hiperconvergente?

Explicando de forma objetiva, a hiperconvergência é uma estrutura que virtualiza todos os elementos do sistema de um data center tradicional, combinando armazenamento (storage), processamento, rede e virtualização em um sistema integrado. É um sistema em que os storages externos são retirados e colocados dentro de servidores, de modo que cada servidor com um storage seja um nó de um sistema maior e integrado.

Também conhecida pela sigla HCI, do inglês Hyper-converged Infrastructure, a hiperconvergência é uma solução perfeita para servir de apoio para outras inovações. Ela utiliza tecnologias mais sofisticadas para transformar e extrapolar os conceitos básicos da convergência, deixando cada um deles mais potentes e construindo novas possibilidades.

No que ela se difere dos modelos tradicional e convergente?

A infraestrutura hiperconvergente integra elementos de computação, dispositivos de armazenamentos de dados, soluções de rede, hardwares, sistemas de segurança da informação e software de virtualização. O gerenciamento da sua infraestrutura é mais simples e seus recursos são visíveis para o administrador.

Já o modelo tradicional se baseia na montagem da estrutura física e lógica de um data center, na escolha de hardwares e softwares que acompanhem o crescimento do volume de dados e a demanda de otimização de processos.

A infraestrutura convergente se fundamenta na virtualização e reúne tecnologias de segurança, rede, servidores e roteadores, reduzindo custos de implementação e permitindo que a empresa transfira o investimento para o seu core business.

Quais os benefícios oferecidos pela HCI?

Algumas das principais vantagens que levaram quase que metade das empresas do mundo a implantar estruturas de hiperconvergência:

  • Eficiência de dados

Esse tipo de estrutura ajuda a reduzir armazenamento, largura de banda e requisitos IOPS.

  • Mobilidade

Possibilita que empresas forneçam maior mobilidade nas cargas de trabalho e aplicações.

  • Escalabilidade e eficiência

Diferentemente de produtos de sistemas integrados, soluções hiperconvergentes tem uma proporção de etapa muito menor, com menor custo inicial e uso muito mais eficiente dos recursos. E como novos recursos são exigidos, é fácil adicionar nós a uma infraestrutura hiperconvergente.

  • Proteção de dados   

Para fornecer proteção de dados em um sistema legado, é preciso tomar decisões e comprar uma ampla seleção de produtos. Mas, em um ambiente hiperconvergente, o backup e a recuperação de desastres são embutidos. Fazem parte da infraestrutura, não são adições terceirizadas.  

  • Alta disponibilidade

Permite níveis mais altos de disponibilidade do que em sistemas legados.

  • Eficiência de custos

Elimina gastos desnecessários para a TI. Possuem baixo custo de implementação, se comparados com os sistemas integrados homólogos e infraestruturas legadas.  

  • Centralização das máquinas virtuais

Foca nas máquinas virtuais ou nas cargas de trabalho como pilares da TI corporativa, com todas as construções de suporte girando em torno de VMs individuais.

  • Automação facilitada

Quando todos os recursos de automação são combinados e as ferramentas de gestão centralizada estão no lugar certo, a funcionalidade administrativa inclui oportunidades de agendamento, bem como opções de script.  

  • Agilidade otimizada

Em um mundo hiperconvergente, todos os recursos em todos os Data Centers físicos residem sob uma mesma estrutura administrativa. Dados reduzidos são muito mais fáceis de se trabalhar do que com dados completamente expandidos, o que ajuda a fazer as coisas mais rápido.

Para quais casos a hiperconvergência é indicada?

É ideal para gerentes de TI que buscam inovar na empresa em que atuam com um bom custo-benefício. Como existem muitos softwares hiperconvergentes disponíveis no mercado atualmente, escolha o que melhor se adapta à realidade do negócio. Analise qual realmente vai transformar os servidores e a rede de armazenamento em sistemas simples e práticos.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale conosco!