Como calcular o ROI em projetos de infraestrutura

A implantação de uma infraestrutura em TI é vista como um desafio. Sua equipe terá que correr atrás, mas quando bem planejada traz grandes resultados, gerando valor para empresa e a destacando no mercado.

Inovação e o investimento são fatores que sempre vão estar presentes em uma organização de TI, com o objetivo de trazer retorno para sua empresa. Quando realizamos um investimento sabemos que essa aplicação irá nos trazer lucro.

Mas como analisar o sucesso de seus investimentos e quantificar os resultados? Na área de TI isso é possível! Iremos abordar uma métrica que te auxiliará a saber quanto está valendo seus rendimentos.

Conhecido como ROI (Return on Investment), é um meio de calcular seus ganhos, fazendo com que sua empresa e seus gestores saibam dimensionar se aquele investimento está valendo a pena.

Então continue a leitura, e saiba o que é ROI, e como calcular o ROI em projetos de infraestrutura!

ROI

Retorno sobre o investimento, é uma fórmula que permite descobrir se o investimento feito na infraestrutura da sua empresa está valendo a pena, essa métrica é realizada de forma simples, gerando resultados sobre suas aplicações.

Tornou-se importante calcular o ROI em TI, quando os softwares e pacotes de gestão foram implantados trazendo resultados no meio corporativo, integrando-se na rotina de trabalho.

Agregando a empresa o ROI veio para auxiliar os gestores, evitando perca pelo caminho, fazendo com que conhecessem a rentabilidade de seus trabalhos, gerando estímulo para que desenvolvam novos projetos.

O ROI em TI é calculado sobre os investimentos, podendo ser aplicado não apenas para quantificar retornos financeiros, mas na infraestrutura dos setores, dimensionando performance e segurança.

Atingindo diversas áreas dentro de uma empresa, o ROI em TI pode ser aplicado em todas elas, envolvendo um objetivo diferente conforme a área, mas a metodologia aplicada sobre o ROI é a mesma.

Podendo ser calculado, na consolidação dos servidores, no armazenamento de dados e na segurança da infraestrutura, entre outros setores. Calcular o ROI em projetos de TI indica na redução de custos, mostrando resultados positivos, auxiliando na otimização de problemas e no crescimento de retornos financeiros.

Como realizar esse cálculo?

É simples iremos te mostrar como fazer essa fórmula, mas primeiro precisamos que realize uma análise dos seguintes fatores, pois eles te ajudarão a determinar seus resultados, alguns deles são: Quais os objetivos do projeto, estipule um custo de investimento, e avalie o ganho de produtividade.

Vamos pôr em prática!

ROI = Retorno obtido – Valor do investimento inicial / Valor do investimento inicial x 100

Resumindo você subtrai os ganhos obtidos com sua aplicação, pelo valor do seu investimento, divida o resultado pelo valor investido e multiplique por cem, para que seu resultado seja em porcentagem. Pronto esse é seu ROI!

Simplificando iremos dar um exemplo.

Imaginamos que um investimento em Cloud Computing, chegando no valor de R$40 mil, e obteve retorno de R$200 mil, qual seria seu ROI?

ROI = 200.000 – 40.000 / 40.000 = 4 x 100 = 400%

Sua taxa de lucro seria em 400% sobre o investimento, quantificando na área de TI, o cálculo do ROI pode indicar se os esforços nas ferramentas estão sendo significativos.

A importância de uma infraestrutura

Toda empresa ao ver seu crescimento busca recursos para suprir suas necessidades, com inúmeros objetivos, seja não ficar para trás ou se destacar na concorrência, manter ou propor uma melhora no atendimento.

Investindo aos poucos em TI, é fundamental para que sua empresa possa construir uma boa infraestrutura, influenciando na qualidade de seu serviço e agregando valor a sua empresa.

A importância de uma infraestrutura está relacionada também a segurança da sua empresa, a otimização de problemas e produtividade, usando a tecnologia a favor do seu crescimento. Implantando novos recursos como: Serviços de computação em nuvem, centro de dados, gerenciamento de mobilidade e serviços de rede.

Quer saber como? A 1Tech Soluções pode te ajudar, entre em contato conosco!